Data, horários e local


Dia 22 de abril, 2019 - 8h00 às 20h00
Dia 23 de abril, 2019 - 8h00 às 20h00
Dia 24 de abril, 2019 - 8h00 às 12h00

Hospital do Rim, São Paulo, SP
Rua Borges Lagoa, 960 - Vl. Clementino
CEP: 04038-002 - São Paulo - SP


Pré-Inscrição e valor do curso


Valor da inscrição: R$800,00

Faça aqui a pré-inscrição

Após análise do currículo, se aprovado, será enviado o boleto para pagamento da inscrição. A inscrição somente será efetivada após a confirmação do pagamento.


Home | Programa | Conferencistas | Comissão Organizadora
Materiais de Apoio | Aulas | Fotos



CONFERENCISTAS



João Paulo Ferreira da Silva Oliveira
João Paulo Oliveira nasceu em 1957, em Coimbra, e licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Universidade do Porto (FMUP), em 1981.

Fez 4 anos de treino médico geral no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, onde a FMUP se encontra instalada. Entre 1985 e 1990 fez o internato de especialidade de nefrologia no Serviço de Nefrologia do CHUSJ, que incluiu um estágio no Serviço de Nefrologia do Hospital Meir, em Kfar-Saba (Israel), afiliado da Escola Sackler de Medicina da Universidade de Telavive (Israel). 
Entre 1991 e 2008 integrou o quadro de médicos especialistas do Serviço de Nefrologia do CHUSJ, tendo sido responsável pela unidade de diálise peritoneal durante cerca de 10 anos. Teve sempre particular interesse pela patologia genética do rim, assegurando uma consulta de nefropatias hereditárias desde 1985; neste âmbito, contribuiu para a implementação no Serviço de Genética da FMUP de métodos de diagnóstico genético molecular das nefropatias do colagénio de tipo IV e das doenças renais policísticas.

É docente convidado da disciplina de Genética Médica da FMUP desde 1985, tendo completado o Curso de Mestrado em Genética Médica em 1990, e obtido o grau de Doutor em 2008, com uma Tese sobre Doença de Fabry.

Exerce as funções de Diretor do Serviço de Genética Médica do CHUSJ e de Professor Associado de Genética Médica da FMUP, desde 2008.

É membro dos colégios de Genética Médica e de Nefrologia da Ordem dos Médicos portuguesa. É consultor científico do European Board of Advisors do Fabry Registry, que é um programa internacional de registo de doentes com Doença de Fabry. Presidiu ao International Study Group of Fabry Nephropathy, que se constituiu para desenvolver uma classificação histopatológica para a nefropatia da Doença de Fabry. É membro do corpo editorial do Portuguese Journal of Nephrology and Hypertension, órgão científico da Sociedade Portuguesa de Nefrologia. É co-autor de algumas dezenas de artigos publicados em revistas médicas indexadas, e de um capítulo num livro monográfico sobre Doença de Fabry.




Marcelo Rito
Historiador e professor de história formado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atua desde 1991 na educação básica e desde 2011 em educação Waldorf. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Autor da tese Carne Recortada, Almas Expostas: da visualização escolanovista à utopia do homem aprimorável. Pesquisador e autor de artigos científicos acerca da medicalização escolar. Professor de Sociologia da Educação, História da Educação e Filosofia da Educação, além de  coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner, a primeira iniciativa em graduação produzida pelo movimento Waldorf no Brasil.




Nelson Guimarães Proença
Professor de Medicina, fez Doutorado e Livre-Docência (Escola Paulista de Medicina), tornando-se Professor na Santa Casa de São Paulo (Faculdade de Ciências Médicas), onde trabalhou por quase 25 anos e tornou-se Professor Emérito em 2007. Atuou como chefe da Clínica de Dermatologia da benemérita instituição até completar os 60 anos de idade.  Foi presidente, por duas vezes, da Associação Paulista de Medicina e também por duas vezes da Associação Médica Brasileira, no período 1981-1989. Elegeu-se vereador pelo PSDB na Legislatura 1993-1996 (assumindo em caráter efetivo a partir de 1º de janeiro de 1995) e na Legislatura 1997-2000.  Sua dedicação aos temas sociais se deu tanto na área médica, como na vida pública.


Realização: Apoio: